Textos Enooooormes

Wednesday, November 24, 2004

 

A Teoria de Yin e Yang



O que é yin e yang? yin e yang significam os dois princípios fundamentais ou forças do universo, sempre se opondo e suplementando um ao outro. É um antigo conceito filosófico usado na MTC.

1. A formação da Teoria de Yin e Yang

Yin e yang estava originariamente incluído na categoria da antiga filosofia da China.
A princípio, yin e yang significavam se um lugar estava voltado para o sol ou não. O lugar sendo exposto ao sol é yang, enquanto o lugar não tendo uma exposição solar é yin.
O lado sul de uma montanha, por exemplo, é yang, enquanto
lado norte dela é yin.
Subseqüentemente, através de uma vivência de longo termo, a prática e observação de cada espécie de fenômeno natural, as pessoas chegaram a dar-se conta de que yin e yang, os dois componentes que se opõem um ao outro, existem em todas as coisas, e que, além do mais, sua interação promove a ocorrência, desenvolvimento e transformação das coisas. Em conseqüência yin e yang é utilizado como meio de raciocinar sobre as coisas ao analisar todos os fenômenos no mundo natural. "Lao Zi", uma obra filosófica escrito na antiga China, diz: "Todas as coisas na terra carregam yin sobre suas costas e seguram yang em seus braços." Isto é, cada coisa contém os dois componentes de yin e yang. "Zhou Yi", também uma antiga obra filosófica, extrai dos complicados fenômenos naturais e sociais os mesmos dois conceitos filosóficos, yin e yang, cujos símbolos são (- -) e ( - ), e advoga yin e yang como o "Dao" ( a lei básica no mundo natural) do céu e da terra, que é, considerar a transformação de yin e yang um no outro como a lei básica do universo.
O impacto da teoria de yin e yang na ciência da MTC promoveu a formação e desenvolvimento do próprio sistema teórico da MTC e, finalmente tornou-se, ele mesmo, uma parte componente da teoria básica da MTC.

2. O conteúdo da Teoria de Yin e Yang

O conteúdo da teoria de yin e yang pode ser descrito brevemente como segue:
oposição e interdependência,
crescimento e desvanecimento relativos, e
transformação.

a) Oposição e Interdependência de Yin e Yang

Por oposição de yin e yang, queremos dizer que todas as coisas e fenômenos no mundo natural contêm os dois componentes opostos. Por exemplo, o céu e a terra, fora e dentro, movimento e estabilidade, entrar e sair, dia e noite, frio e quente, elevar-se e cair, etc. todos estes são opostos.
Na teoria de yin e yang,
céu é considerado como yang, enquanto a terra é yin;
fora é yang, enquanto dentro é yin;
movimento é yang, enquanto estabilidade é yin;
sair é yang enquanto entrar é yin;
dia é yang, enquanto noite é yin;
calor é yang, enquanto frio é yin;
elevar-se é yang, enquanto cair é yin;
pulso rápido é yang, enquanto pulso lento é yin.
Estes pares de opostos mostram que yin e yang existem dentro de todas as coisas e fenômenos.

Yin e Yang não somente se opõem um ao outro, mas também contêm um ao outro, sem o outro nem um dos dois pode existir. Por exemplo, não haveria a terra sem o céu, e vice versa. Sem o "fora" não existiria o "dentro". Esta relação de coexistência é conhecida como interdependência.
A MTC afirma que:
"o movimento funcional" pertence ao yang,
"a substância nutritiva" ao yin,
e que um não pode existir sem o outro; por exemplo,
se os órgãos-Fu e outros órgãos internos não se movem, "a substância nutritiva" não pode ser digerida ou absorvida; e
se por um período longo "as substâncias nutritivas" não forem providas, os órgãos cessam de mover-se.
O livro, Cânon de Medicina (722-221 a.C.), diz: "Yin no interior é o guardião de yang, yang no exterior é o ativador de yin". Isto também mostra a relação de interdependência entre yin e yang.

b) O Crescimento e o Desvanecimento de Yin e Yang

O que se quer dizer com crescimento e o desvanecimento de yin e yang? Yin e yang opondo-se um ao outro e todavia dependendo um do outro para a existência, não estão estagnados mas num estado dinâmico, i.e., enquanto yin desvanece, yang cresce e vice versa. Esta mudança dinâmica de suceder um ao outro entre yin e yang é conhecida como o crescimento e o desvanecimento de yin e yang. Tome-se como exemplo algumas variações climáticas no mundo natural.
O tempo fica mais morno quando o inverno dá lugar à primavera, e quente quando a primavera dá lugar ao verão, durante este tempo yin desvanece, enquanto yang cresce.
Entretanto, torna-se fresco quando o outono substitui o verão, frio quando o inverno sucede ao outono e neste tempo yang desvanece, mas yin cresce.

c) Transformação entre Yin e Yang

Por "transformação" queremos dizer que yin e yang se transformarão um no outro sob certas condições. Por exemplo, no curso de uma doença, o paciente é acometido de febre alta, tem uma compleição avermelhada, sente-se irritado e desassossegado, e entra numa condição de pulso rápido e forte. Mas de repente, sente-se apático, sua temperatura torna-se mais baixa, sua face fica pálida, e sua condição de pulso torna-se tão fraca que o pulso quase some. Este é um exemplo de transformação entre yin e yang.
A lei geral de acordo com a qual as coisas são diferenciadas em yin e yang é a seguinte:
Tudo que é hiperfuncional, agitado, quente, móvel, forte, brilhante, invisível, leve e claro, acima e para cima, fora e para fora, e tudo que tem características específicas pertence a yang.
Ao contrário, tudo que é desvanecente, restrito, frio, fraco, escuro, visível, pesado e túrbido, abaixo e para baixo, dentro e para dentro e tudo que tem características específicas inativas pertence a yin.

Deve ser destacado que a propriedade de yin e yang das coisas não é absoluta mas relativa. Esta relatividade de yin e yang é mostrada na inter-transformação entre yin e yang mencionada acima, i.e., yin pode transformar-se em yang e vice versa; é também mostrado na constante divisibilidade de yin e yang, i.e., quer yin ou yang podem ainda ser divididos em outro par de yin e yang.
Por exemplo, o dia é de natureza yang e a noite é de natureza yin, mas tanto o dia como a noite podem ser divididos ainda assim:
período da madrugada até o meio-dia é o aspecto yang de yang;
período de meio-dia até o crepúsculo é o aspecto yin de yang;
período do crepúsculo até meia-noite é o aspecto yin de yin;
período de meia-noite até a madrugada é o aspecto yang de yin.

3. Usos da Teoria de Yin e Yang na MTC.
Yin e yang está incorporado em cada aspecto do sistema teórico da MTC. É usado para explicar os tecidos e estruturas, fisiologia e patologia do corpo humano, e dirigir a diagnóstico clínico e tratamento.
a) Usando Yin e Yang para Explicar os Tecidos e Estruturas do Corpo Humano

De acordo com a teoria de yin e yang, considera-se que fenômenos opostos mas unitivos entre yin e yang existem entre aspectos rostrais e caudais, dentro e fora, exterior e interior, entre aspectos dorsais e ventrais de cada tecido e estrutura do corpo humano.

Yin e yang num corpo humano

a parte superior é yang e a parte inferior é yin;
exterior é yang, o interior é yin;
as costas são yang, o abdômen é yin;
aspecto lateral das extremidades é yang; o aspecto medial é yin.

Yin e yang dos órgãos internos no corpo

os cinco órgãos-Zang , i.e., Coração, Fígado , Baço , Pulmão e Rim são yin porque suas funções de preservar a substância vital tendem a ser estáveis;
os seis órgãos-Fu, i.e., Vesícula Biliar , Estômago, Intestino Grosso , Intestino Delgado , Bexiga e riplo Aquecedor, são yang, porque suas funções de transmitir e digerir a água e o alimento tendem a ser ativas.

A relação entre yin e yang entre os cinco órgãos-Zang .

Coração e Pulmão são yang, por estarem mais no alto , enquanto
Fígado , Baço e Rim são yin, por estarem mais embaixo.


Yin e yang de cada órgão
a função é yang,
a substância é yin.

Yin e yang dos Canais e conectores, os Canais podem ser divididos em:

Canais pertencentes a yin e
Canais pertencentes a yang.
Os conectores podem também ser classificados como yin e yang.

Yin e yang dos doze Canais.

três são Canais yang da mão e três são Canais yin da mão,
três Canais yang do pé e três Canais yin do pé.

Energia vital e sangue.

a energia vital (qi) é yang,
sangue (Xue) é yin.


Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives

July 2004   November 2004   January 2005   November 2006   February 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]